Arte que perpetua sensações e ideias
Unimos o lógico e o criativo para criar experiências visuais que deixam uma marca duradoura. Após o momento, o que permanece é a arte, carregando emoções e mensagens que continuam a ressoar.

FUNDADORA
Mila Motomura
Design de informações
Psicóloga formada pela PUC-SP, com pós-graduação em Bioenergética, Análise Reichiana e psicodrama, atuou por 10 anos na clínica, sempre buscando diversidade em sua carreira. Paralelamente, desenvolveu sua prática artística, iniciando em 2002 com resumos desenhados (colheitas gráficas).
Em 2009, fundou a MooM, uma consultoria de design de informações especializada em criar produtos visuais que promovem clareza, engajamento e eficiência na transmissão de conteúdo e tomadas de decisão.
Em 2012, encerrou sua atuação como psicóloga para se dedicar integralmente ao design de informações, trabalhando principalmente com temas como educação, primeira infância, terceiro setor e investimentos sociais.
Em 2010, lançou a primeira formação em colheita e facilitação gráfica no Brasil, capacitando centenas de pessoas na arte do Pensamento Visual.
Com quem criamos
-
Helena Radesca
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, com especialização em Design Gráfico na Accademia Cappiello, cofundou a ovo design em 2003 ao lado de Luciano Araujo. Com vasta experiência em Identidade Visual, desenvolve marcas e acompanha integralmente a produção gráfica em diversos processos, como Off Set, Serigrafia e Letter Press.
-
Diego Lopez
Diego Lopez é sócio da Eteh Desenvolvimento Humano, consultoria que tem o diálogo como tema central! Em 2019 lançou o Conversas Corajosas, projeto com curso aberto ao público e perfil no instagram.
-
Rodrigo Leão
Com mais de 30 anos de carreira, Rodrigo é especialista em transformar informações em imagens, com foco em storyboards e pioneirismo no uso de ferramentas digitais. Atuou em longas-metragens, publicidade e design, trazendo uma visão autodidata e inovadora para cada projeto.
-
Dmitry Bayakhchev
É consultor e designer estratégico com foco em abordagem sistêmica para definição e reframing de desafios como caminho para solução de problemas estratégicos. É sócio fundador da Sintrópika, uma agência de design, desenvolvimento e gestão de produtos digitais para impacto social.
-
Ítalo Raphael
Desenhista autodidata e grafiteiro desde 2008, encontrou na arte sua maneira de viver e ganhar a vida. Ilustra para marcas e projetos sociais, atua com arte educação e já expôs em diversos espaços culturais. ItaL pintou grandes murais nas cidades de São Paulo e Suzano, assim como participou de festivais de Graffiti no Sul e Nordeste do país.
-
Darlene Coelho
Desprogramadora de Medos, Darling atua desde os anos 90 em Psicologia Social, Saúde Mental e Sustentabilidade, com experiência em pesquisa, gestão e docência. Nos últimos 10 anos, dedica-se a diálogos participativos em comunidades como Art of Hosting e Dragon Dreaming. É idealizadora do Projeto Cocoon e Coach.
-
Rangel Amorim
Rangel é Facilitador de grupos e atua como Consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Coach Ontológico e Consultor de ESG para indivíduos e organizações
-
Gabriela Mazzi
Cuida de quem cuida, facilita aprendizagens em saúde e busca restabelecer a integração entre psiquê e soma para promover qualidade de vida e performance.
-
Iran Paulo
Grafiteiro, pintor e ilustrador. Trabalho marcado por camadas de profundidade e étnicas de hachuras.
-
Lucas "Lukera" Andrade
Ilustrador, storyboarder, quadrinista e podcaster. Tem formação em Biologia (USP) e é divulgador da ciência através dos podcasts “Alô, Ciência?” e “Sinal de Vida” (apoiado pelo Instituto Serrapilheira).
-
Raphaela Cardoso
Raphaela Cardoso é ilustradora e grafiteira que combina técnicas manuais de traço e desenho, com ferramentas digitais como Photoshop e Illustrator, para criar narrativas visuais que conectem pessoas e histórias através da arte.
Agradecimento especiais
Ao longo da nossa trajetória muitas pessoas contribuíram com nossos projetos através suas criações, ideias, talentos e apoio. Queremos agradecer a contribuição de Emi Tanaka, Valentine Giraud, Pablo Handl e equipe Impact Hub, Lucas Fontana, Oscar Motomura e Equipe Amana-Key, Vitor Motomura, Maren Motomura, Helena Motomura, Claudio de Rezende Barbosa, Diane Hama Sassaki, Camila Andrade, Julio Caldeira, Marcelo Sodré, Fabio Novo, Ana Biglione. E do exemplo e inspiração inicial das nossas veteranas da Átrium Consultoria.
Perguntas frequentes
-
Quando você estiver prevendo um certo caos em uma reunião ou encontro de trabalho, a facilitação gráfica pode ajudar. Um profissional especializado que utiliza ferramentas visuais na sua interação com o grupo, ajuda a equipe a visualizar conceitos complexos de maneira clara, facilitando a visualização e entendimento, a colaboração e a tomada de decisões.
-
O registro visual ao vivo ou colheita gráfica é a captura visual, em tempo real, da essência do conteúdo durante eventos, reuniões ou workshops.
-
Diferente de apresentações ou anotações formais, a facilitação gráfica transforma conteúdo em representações visuais dinâmicas, promovendo engajamento, estimulando a criatividade e facilitando a retenção de informações.
-
Além de registrar visualmente as discussões, também facilitamos dinâmicas de grupo personalizadas, usando técnicas de escuta empática e comunicação colaborativa, ajudando sua equipe a trabalhar de maneira mais coesa e conectada.
-
A escuta empática é fundamental para criar um ambiente onde todos se sintam ouvidos e respeitados. Nossas dinâmicas de grupo priorizam a criação de relações humanas mais fortes e a troca de ideias de forma colaborativa, harmoniosa e por consequência, eficazes e funcionais.
-
Nossa facilitação gráfica é ideal para workshops, reuniões de estratégia, sessões de brainstorming, conferências e eventos corporativos, sendo útil para empresas de qualquer setor que busquem fortalecer a colaboração e a criatividade.
-
O registro visual é feito em tempo real, durante o evento. Dependendo da duração e do tamanho do encontro, os materiais finais podem ser entregues imediatamente após o evento ou com pequenas revisões posteriores.
-
Após o evento, entregamos os registros visuais em formato digital de alta resolução e, se solicitado, em impressões físicas. Os materiais podem ser usados para relatórios, apresentações, compartilhamento com a equipe e novas rodadas de processamento em cima do que foi produzido.
-
Trabalhamos de perto com nossos clientes para entender seus objetivos, desafios e a dinâmica da equipe. A partir disso, desenhamos sessões específicas que alinham a facilitação gráfica ao reforço das relações humanas e à colaboração.
-
Entre em contato conosco para discutir suas necessidades. Faremos uma reunião de briefing para entender o contexto do evento, e, com base nisso, criaremos conjuntamente a facilitação gráfica e as dinâmicas de grupo de forma personalizada.